OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA: APLICAÇÃO PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO - UM DIÁLOGO NECESSÁRIO ENTRE AS DISCIPLINAS DE DIDÁTICA, METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA SOCIOLOGIA E A METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Hildeci de Souza Dantas

Resumo

O artigo em pauta objetiva discorrer acerca do (projeto/estudo) de estágio supervisionado quando atrelado na busca do fazer docente dentro dos quatro pilares da educação e a influencia que se tem na formação do professor de Sociologia alinhando, contudo, num embasamento teórico por meio das áreas (correlatas/disciplinas) que versam de fato uma boa aplicação prática do estágio supervisionado na condição de docente do nível médio. Para tanto, cunhou-se de uma análise na prática do professor de Sociologia em sala de aula traçando dentro do posto de trabalho os quatro pilares da educação – (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e a aprender a ser). Nesse sentido, a proposta de intervenção na prática quando arguido neste (projeto/estudo) foi o de buscar por meio de um diálogo pleno e exitoso na prática do professor de Sociologia em formação focado dentre 3 (três) disciplinas de cunho metodológico de pesquisa-ação/reflexão-ação, a saber: a Didática, a Metodologia e Prática do Ensino da Sociologia e a Metodologia do Trabalho Científico. No mais, o mérito deste trabalho - (artigo-trabalho/projeto) - consiste na atuação do professor de Sociologia ao passo que (o favorecimento do conhecimento e da aprendizagem) esteja atrelado da necessidade do alunado que estão no nível médio possam entender da urgência de (aprender a aprender) como um dos resultados propostos para a sua realidade empírica do notório saber, pois as instituições do presente século conclamam por novas (habilidades, conhecimentos e atitudes) gerando com esse aparato uma nova ordem na prática do alunado de Sociologia e no dia a dia do professor de Sociologia bem como do futuro profissional e suas competências. O estudo nesse (artigo-trabalho/projeto) é de uma pesquisa do tipo bibliográfica e (aplicação/prática) de ensino do professor de Sociologia quando em (ação-reflexão/prática) na sala de aula. Ainda a esse respeito, a interdisciplinaridade neste trabalho serviu como um (aliado-chave) na condução da prática de ensino nas três áreas do conhecimento e seu (diálogo-prático) de novas competências do cotidiano e vida acadêmica para ambos – (alunos e docente), este último, quando atrelado ao seu (ofício/professor) de Sociologia.

Palavras-Chave: 

Estágio Supervisionado e Nível Médio. Os Quatro Pilares da Educação. Proposta de Intervenção e Prática de Ensino. Influência na Formação do Professor de Sociologia. Futuro Profissional e Novas Competências.

PDF_ico.png