A EDUCAÇÃO POR MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA E A INSERÇÃO DE JOGOS DIGITAIS EM SALA DE AULA

Luciene Duarte Batista

Resumo

O presente artigo tem por objetivo estudar a mediação tecnológica e a inserção de jogos digitais em sala de aula, especificamente com crianças da educação infantil. Busca-se estudar como os jogos digitais e a tecnologia podem ser uma ferramenta colaborativa e facilitadora no processo de ensino e aprendizagem. Neste intuito, pretende mostrar que os avanços tecnológicos em educação podem ser bastante eficientes para este fim, considerando as propostas pedagógicas construtivistas de Jean Piaget (1896 – 1980) e a teoria sociointeracionista de Lev Vygotsky (1896 – 1934). Nestas propostas, as crianças constroem seu conhecimento por meio da interação com o meio social e cultural, com influências do espaço e dos aspectos histórico-culturais da sociedade em que vivem. Por este lado, as tecnologias em sala de aula representam uma infinidade de recursos e ferramentas que dinamizam as atividades curriculares, promovendo interação, na produção de conhecimento, pesquisas e na curiosidade das crianças em seu processo de aprendizado. Espera-se que este trabalho venha a contribuir com o interesse da formação docente nestes recursos lúdicos e tecnológicos, além de apontar para uma escola inserida em um mundo digital.

Palavras-Chave: 

Tecnologia em sala de aula; Jogos digitais; Educação Infantil; Recursos digitais.

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