ASPECTOS HISTÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DA ARTE NO BRASIL

Roneiry Kusznir dos Santos

Resumo

Esse artigo objetiva abordar o ensino de artes no período colonial no Brasil, com seus ateliês e ordens religiosas, a implantação da educação formal a partir da fundação da Academia de Belas Artes, no século XIX, bem como as tendências pedagógicas republicanas, modernistas e pós-modernas. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Os resultados da pesquisa apontam que é necessário considerar a arte como uma disciplina que tem de estar no mesmo patamar de igualdade que as demais disciplinas que compõem o currículo e não colocada como um simples apêndice, um enfeite, uma atividade extraclasse ou uma forma de lazer. É importante compreender que arte tem uma linguagem, uma história, um domínio próprio, isto é, conteúdo próprio. A arte começou desde nossos antepassados, contudo, com o passar do tempo, tudo foi se evoluindo e consequentemente se aprimorando. A arte brasileira é uma linguagem que serve como uma indicação de toda a arte produzida aqui no Brasil desde a época pré-colonial até os dias atuais. Nesta perspectiva, estão compreendidas as primeiras produções artísticas da pré-história brasileira e as diversas formas de manifestações culturais indígenas, bem como a arte do período colonial, de inspiração barroca, e os registros pictóricos de viajantes estrangeiros em terras brasileiras. A criação artística é antes de tudo uma reordenação do mundo ao redor do indivíduo, por meio de representações e símbolos que ao serem inventados e interpretados podem modificar parcialmente a leitura estabelecida, que pode possibilitar a transformação de cada indivíduo em sujeito ativo de seu meio social, e não apenas de apresentar a realidade de uma maneira mais estética, mas de criar novas leituras e talvez outra realidade. Considera-se que o ensino da arte tem por objetivo favorecer a leitura e a reflexão da obra de arte e/ou objetos estéticos, assim como promover o fazer artístico em diversas linguagens para desenvolver no sujeito capacidade de relacionar, apreciar e interagir diante de elementos culturais e linguagens artísticas.

Palavras-Chave: 

Ensino da Arte; Arte-educação; Período Colonial; Proposta Triangular.

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