A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE 2ª LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA: ANÁLISES, REFLEXÕES E PERSPECTIVAS - IMPLICAÇÕES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE

Hildeci de Souza Dantas

Resumo

O artigo em pauta reflete na formação do professor de Sociologia traçando duas vertentes da (profissão/professor) na contemporaneidade. Por um lado, consistem em análises, reflexões e perspectivas. E de outro, implicações, desafios e novas possibilidades incutidas na docência (formação do professor de Sociologia). O estudo pautou-se das indagações do pesquisador em atribuir a docência do ensino de Sociologia como um aliado-chave em sua formação de pedagogia quando unido ao (saber empírico/práticas docentes) como professor de Sociologia, este, atribuído ao que se confere no papel do professor de Pedagogia para ensinar Sociologia. No entanto, o pesquisador traça uma narrativa profissional como um saber empírico e necessário para a profissão de Sociologia. Diante dessas abordagens o trabalho busca também focar nas dificuldades encontradas pelo professor em sala de aula enquanto ator no processo de ensinagem (Pedagogia e Sociologia). O estudo é de origem (pesquisa descritivo/qualitativa e documental/bibliográfica) na figura do pesquisador crítico e reflexivo pautando-se de uma abordagem limitada da (prática/ensino) quando atrelado pelo saber da profissão de pedagogo para a formação de Sociologia na contemporaneidade. O objetivo é refletir e analisar a docência quando praticada na formação do professor de Sociologia, que no mínimo, tem gerado novos desafios para o pedagogo em atuação uma vez que as implicações e novas possibilidades se travam em um (diálogo/análise) proferido nesta base de (atuação/formação) que a nós é conferido nos dia de hoje como (segunda licenciatura em Sociologia e/ou formação pedagógica em Sociologia) isto é, para não licenciados.

Palavras-Chave: 

Formação Docente/Graduação. Professor de Sociologia/2ªLicenciatura. Desafios e Docência. Implicações, Análises e Novas Possibilidades. Contemporaneidade.

PDF_ico.png