PROJETO DE EXTENSÃO RE_INVENTAR INCENTIVA O ENSINO DE ENGENHARIA DESDE O ENSINO FUNDAMENTAL

Ana Clara Hackenhaar Kellermann, Jorge André Ribas Moraes, Adriano Bombardieri, André Luiz Emmel Silva , Luiz Fernando Oliveira

Resumo

Desde o início da 4° Revolução Industrial, diversas funções que antes eram realizadas manualmente, agora estão sendo automatizadas e substituídas por máquinas e por novas tecnologias. Frente a esta grande mudança que permeia o futuro das próximas gerações, se faz necessário que as crianças de hoje possam vislumbrar como se encontra o mercado de trabalho, como os ambientes estão em transformação e em ascensão, e assim possam ir tomando contato com o que os espera quando atingirem a idade para adentrar no mundo do trabalho. O objetivo deste artigo é apresentar o projeto Re_Inventar e mostrar, por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura, os benefícios da abordagem lúdica para o desenvolvimento da aprendizagem. Utilizando-se do protocolo PRISMA para auxiliar na Revisão Sistemática, e o software cientométrico SciMAT para a análise quantitativa de dados, os resultados apontaram que todos os autores pesquisados relataram a importância dos projetos lúdicos no aprendizado das crianças, e assim pode-se comprovar os benefícios que o Re_Inventar está proporcionando à seus alunos. Dessa forma, este artigo torna-se relevante pois ele sintetiza as vantagens do uso de projetos lúdicos no ensino fundamental, e com isso pode subsidiar a motivação de novos projetos que tenham este mesmo caráter.

Palavras-Chave: 

Lúdico; Educação; Ensino Fundamental; Engenharias; Revisão Sistemática da Literatura.

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