QUANDO ESTUDANTES REESCREVEM A CIÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO
Amanda Vieira Peixoto, Tiago Nunes Lemes
Resumo
Este relato de experiência descreve e analisa uma intervenção pedagógica realizada na disciplina Iniciação Científica I, com 36 estudantes da 1ª série do Ensino Médio de uma escola estadual na Bahia, que propôs a reescrita de artigos científicos para o público infantil como estratégia de letramento científico. A atividade foi estruturada em três etapas: apresentação do problema e agrupamento dos estudantes; seleção e estudo de um artigo científico por grupo; transposição para linguagem acessível. A análise das produções revelou: 4 transposições eficientes, 6 transposições insuficientes e com perdas conceituais e 1 grupo selecionou um texto de divulgação em vez de um artigo científico. Os principais desafios observados foram: dificuldade na distinção entre gêneros textuais científicos, imprecisões conceituais nas transposições e baixo engajamento relatado pelos próprios estudantes. Por outro lado, grupos bem-sucedidos demonstraram uso de recursos multimodais e domínio das estratégias de simplificação. A experiência evidencia que a reescrita de artigos científicos é uma boa opção de atividade para o letramento científico, mas demanda tempo de trabalho, mediação pelo professor, exploração prévia dos gêneros acadêmicos e estratégias de engajamento dos estudantes. Este relato contribui para a reflexão sobre práticas pedagógicas no âmbito da iniciação científica no Ensino Médio.
Palavras-Chave:
Iniciação Científica; Letramento científico; Transposição didática; Divulgação científica; Ensino Médio





