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ANÁLISE COMPARATIVA POR MEIO DA COMUNIDADE NAS ESCOLAS DEMOCRÁTICAS VOCACIONAIS E LIBERTÁRIA ANARQUISTA

Gabriela Rodrigues Leite da Silva

Resumo

Este artigo consiste em um estudo comparativo referente a duas escolas: a Libertária e a Democrática com o intuito de pesquisar suas gestões, e desenvolvimento/envolvimento na comunidade. No ensino vocacional as principais ideias das escolas vocacionais era promover a parceria entre as famílias e a escola. Tinham uma proposta à frente de seu tempo: fazer o aluno pensar, trabalhar em grupo e desenvolver a sensibilidade artística e habilidades técnicas. Não eram apenas escolas ditas como tradicionais, mas tinham o objetivo de progredisse em um lugar formador para a sociedade, no qual os jovens poderiam construir e elaborar seu próprio processo de educação. Na experiência do Ensino Vocacional, o que se pretendia era abrir um grande leque de possibilidades, tanto no plano da cultura geral como da cultura técnica, campo onde o jovem é levado a fazer opções, poderia descobrir sua vocação e situar-se no mundo, identificando seu papel transformador. O grande mérito dos ginásios vocacionais do Estado foi terem propiciado a todos, professores, pais e alunos, possibilidade de reflexão crítica da pratica educativa, que tinha por objeto a pratica social. A Pedagogia Libertária sobrevive enquanto projeto social vinculado à tradição anarquista. Ela está presente nas iniciativas de autodidatas e militantes vinculados às lutas sociais; nos centros de cultura que sobrevive aos períodos de repressão política; no campo acadêmico por meio da atuação docente e produção de intelectuais engajados, que se identificam ou simpatizam com o pensamento acrítico; em experiências isoladas, nas salas de aula de escolas de periferia ou em universidades. Como o socialismo libertário vê no homem alienado um dos pilares da sociedade de exploração, a educação deve ser um instrumento para a superação dessa alienação. A educação integral é o caminho para esta superação, e um passo na transformação desta sociedade, pois pretende educar ao homem sem separar o trabalho manual do trabalho intelectual, pretende desenvolver as faculdades intelectuais, mas também desenvolver as faculdades físicas, harmonizando-as. E, além disso, pretende ainda trabalhar uma educação moral, uma formação para a vida social, uma educação para a vivência da liberdade individual em meio à liberdade de todos, da liberdade social.

Palavras-Chave: 

Ensino Vocacional; Ideias; Escolas; Liberdade; Antiautoritarismo; Autonomia.

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