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AVALIAÇÃO DE MELHORIAS NO PROJETO DE EXTENSÃO RE_INVENTAR E A ABORDAGEM LÚDICA PARA O APRIMORAMENTO DAS HABILIDADES EM ENGENHARIA, COMPUTAÇÃO E TECNOLOGIA

Samuel Elias, Ana Clara Hackenhaar Kellermann, Jorge André Ribas Moraes, Adriano José Bombardieri, André Luiz Emmel Silva, Alessandra Gobbi Santos

Resumo

O Projeto Re_Inventar completa 10 anos em 2023 com um histórico positivo de influenciar os alunos para os cursos de engenharia. Nesta década, foram utilizadas metodologias lúdicas para o ensino de conceitos de engenharia e computação para crianças do ensino fundamental e médio, de forma a auxiliar estes alunos a descobrir seus caminhos para a graduação. Porém, com a ocorrência da pandemia da Covid-19, foi percebida a necessidade de algumas mudanças no Projeto, de forma que os alunos mantivessem seu interesse nas aulas e permanecessem inscritos no projeto até o Nível Avançado. Desta forma, este artigo é uma continuação do trabalho “Projeto Re_inventar pós-pandemia da covid-19: reflexões sobre mudanças e melhorias”, publicado na Revista mais educação e tem por objetivo avaliar as mudanças no projeto, pensadas em 2022 e implementadas em 2023. Os resultados mostraram que as mudanças foram bem recebidas pelos alunos, e que a retenção do número de alunos durante o projeto no ano de 2023 se elevou. Sendo assim, este artigo servirá como uma comprovação de que as medidas implementadas para o aumento da ludicidade e retenção de alunos em projetos de extensão em engenharia geram bons resultados, e poderá ser utilizado como auxílio a outros projetos que objetivam os mesmos resultados.

Palavras-Chave: 

Projeto de extensão; Lúdico; Educação; Engenharias.

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