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O USO DA GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Sérgio Luiz da Silva

Resumo

Este estudo busca explorar o impacto da gamificação como metodologia ativa no âmbito do ensino e aprendizagem de ciências no ensino fundamental. Compreendendo a crescente importância de abordagens inovadoras para envolver os alunos e aprimorar suas competências científicas, este trabalho visa analisar a eficácia da gamificação em promover o engajamento dos estudantes e, consequentemente, a melhoria de suas habilidades. O estudo assume uma abordagem metodológica baseada em uma revisão bibliográfica. Os resultados deste estudo têm o potencial de fornecer insights valiosos sobre a eficácia da gamificação como metodologia ativa no ensino. Espera-se que a análise revele o impacto da gamificação no engajamento dos alunos, bem como na ampliação de suas habilidades. Isso, por sua vez, pode contribuir para o desenvolvimento de abordagens pedagógicas mais eficazes e atrativas no ensino fundamental, alinhadas às demandas contemporâneas por métodos de ensino inovadores. Por meio da análise de dados e percepções dos alunos, busca-se traçar um panorama claro sobre os efeitos da gamificação, fornecendo subsídios para uma reflexão mais ampla sobre o desenvolvimento educacional e a promoção do engajamento estudantil.

Palavras-Chave: 

Gamificação; ensino fundamental; Ciências; Metodologia ativa; Engajamento.

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