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GAMIFICAÇÃO E LUDICIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: APRENDIZAGEM INCLUSIVA E SIGNIFICATIVA

Lilian Maria Santos da Silva

Resumo

Falar em inclusão e educação significativa no Brasil é um dos maiores desafios do sistema de ensino nacional. Isto porque, apesar dos diálogos e diretrizes legais vigentes que se atêm ao tema, na prática, o sistema de ensino está muito aquém do alcance da efetivação destas finalidades. Deve-se reconhecer que é preciso inovar nas práticas pedagógicas em prol da construção de vivências que oportunizem a todos os educandos uma educação inclusiva e significativa. Debruçando-se sobre tal perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar como a gamificação na prática pedagógica da educação física pode contribuir para uma aprendizagem mais inclusiva e significativa. Utilizou-se das metodologias de revisão bibliográfica e de análise documental para fundamentar a pesquisa com resultados extraídos de outros estudos científicos, livros e legislações/normas. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza básica, com objetivos descritivos e procedimento bibliográfico. Os resultados encontrados pela pesquisa são assistidos pelo respaldo das teses de autores consagrados, a exemplo de Henri Wallon, Jean Piaget, Lev Vygotsky e Paulo Freire, os quais evidenciam que as práticas gamificadas inseridas nas pedagogias da Educação Física promove um ambiente mais inclusivo para todos os educandos e, consequentemente, favorece a aprendizagem significativa. Na sua conclusão, a pesquisa evidencia a necessidade de os profissionais de educação prezarem por uma formação continuada que vise mesclar novas práticas metodológicas em sua pedagogias de ensino, com vistas para a inclusão e aprendizagem significativa.

Palavras-Chave: 

Aprendizagem Significativa; Gamificação; Prática Pedagógica.

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