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O JOGO E O BRINCAR COMO RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Simone Aparecida Cardoso de Oliveira

Resumo

Atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, vêm sendo analisadas e exploradas na literatura científica visando a melhoria da aprendizagem, do desenvolvimento e da inclusão de alunos com deficiência intelectual. O presente artigo científico busca analisar o jogo e o brincar como recursos e estratégias de aprendizagem para esses alunos de inclusão. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa de cunho bibliográfico, na qual foram selecionadas 24 publicações de outros autores sobre o tema na perspectiva inclusiva e de aprendizagem. Os resultados alcançados revelam que, de fato, o jogo e o brincar podem contribuir de modo significativo para a aprendizagem de alunos com deficiência intelectual, sobretudo em atividades que podem atuar nas quatro áreas de capacidades e necessidades destes sujeitos: área motora, cognitiva, da comunicação e socioeducacional. Foram analisadas diferentes experiências com jogos e brincadeiras, como xadrez, jogo da memória, danças, atividades com bexigas e balões, piques, capoeira, dentre outros. Em via de conclusão, considera-se que o professor deve incorporar atividades lúdicas de modo estratégico, favorecendo a inclusão e o alcance de objetivos de aprendizagem no contexto dos alunos com deficiência intelectual.

Palavras-Chave: 

Atividades Lúdicas; Educação Inclusiva; Aprendizagem; Deficiência Intelectual.

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