A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA USO EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Marilene de Souza, Fabiana Saturnino da Silva, Ione Alves de Souza Salapata, Marines da Silva Vargas, Idonete Rodrigues de França, Cleides Ferreira dos Santos Lima, Elaine Vanessa dos Santos Lima, Cristimar Carvalho Duarte, Ligiane Oliveira dos Santos Souza

Resumo

Alfabetização e letramento são processos distintos, mas há estreita uma relação entre eles. O letramento fortalece o entendimento de que a aprendizagem da leitura e da escrita deve ser envolvida por sua função social. Sendo uma prática social, o letramento começa antes da escolarização e continua por toda a vida. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o desafio é a conciliação dos processos de alfabetização e letramento para que os alunos, além da apropriação do sistema alfabético, adquiram também condições de usar a leitura e a escrita em seus cotidianos.
Considerando que a BNCC valoriza as situações lúdicas de aprendizagem e procura contemplar a cultura digital no contexto da sala de aula, observa-se a importância de refletir sobre o trabalho a ser desenvolvido nos anos iniciais do Ensino Fundamental e pesquisar ferramentas tecnológicas que podem contribuir com o interesse e aprendizagem dos alunos. A utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O uso dos tablets e aplicativos de consciência fonêmica neste processo vêm a acrescentar na prática pedagógica de maneira incisiva, atraente e eficaz. Que traga a autonomia do aprender, o que é fundamental neste processo, pois o aluno por meio desta dinâmica impõe o seu ritmo, por isso diz-se de uma prática democrática, onde cada aluno formula suas hipóteses e consolida as aprendizagens no seu tempo, passando assim a diante em novos desafios.

Palavras-Chave: 

Alfabetização. Processo de Aprendizagem. Letramento .

PDF_ico.png