PSICOMOTRICIDADE, JOGOS E BRINCADEIRAS

Claudia Silva Nascimento Mancini

Com o objetivo de compreender melhor a importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento infantil desenvolveu-se este trabalho por meio de pesquisa bibliográfica.
Por meio dos jogos e brincadeiras é possível despertar na criança uma postura crítica e uma melhor integração escolar e social, é o meio mais fácil de ensinar a mesma a desenvolver suas potencialidades, e por meio das vivências e experiências elas se descobre e descobre o mundo que as cercam.
É por meio da atividade lúdica que a criança assimila o que está a sua volta e se prepara para o mundo em que vive, adaptando-se as condições que o mesmo lhe oferece e com isso aprende a competir, cooperar e a conviver com seus semelhantes enquanto ser social.
O jogo bem elaborado propicia um aprendizado melhor, com maior concentração e a criança aprende com prazer e alegria, desenvolvendo assim uma integração e troca de informações constantes com o outro, possibilitando assim a socialização.
Dessa forma, o educador deve sempre colaborar e proporcionar momentos, disponibilizar espaços e materiais para esta atividade enriquecedora da infância.

RESUMO:

Palavras-Chave: 

Desenvolvimento Infantil – Aprendizagem - Jogos – Brincadeiras.

Baixar texto completo

PDF_ico.png