REFERÊNCIAS PARA O OLHAR DO DESENHO DE CRIANÇAS

Kátia Maria de Brito Meneses

Este estudo direciona o olhar para algumas referências que colaboram para compreensão da criança.
A metodologia desta pesquisa nasceu do processo de formação docente de educadores leigos em arte que visavam compreender com maior profundidade os “rabiscos” das crianças. Apresentarei alguns aspectos para reflexão sobre como olhar tais desenho e ainda neste mesmo liame referencias para minuciar e auxiliar no processo de compreensão do desenho. Para o presente estudo tal como os profissionais da educação infantil, a apresentação das concepções de desenho é fundamental, pois elas concorrem para construção de uma representação sobre o que seja uma boa produção infantil, o papel do professor e sua avaliação.
Tal trabalho permite enxergar as diferenças entre os estudos que partem das abordagens psicológicas, históricos sociais, filosóficas e artísticas é a presença do desenho na escola. As diferentes concepções de desenho e a pesquisa do desenho estão postas nesse estudo relevando tendências que que colocam o desenho como objeto a ser tratado em si mesmo e outras que vem no desenho um meio, instrumento para servir para outros fins.
Importam para este trabalho apenas as pesquisas que assumem o desenho em si. Esta breve revisão das fontes de pesquisas tem o objetivo de compartilhar o campo teórico a que tive acesso e que me permitiu eleger os autores a serem estudos a partir de suas obras originais por isso, destaco de cada autor apenas as referências que contribuíram para a construção das definições do campo de estudos e do objeto em questão, naquilo que há de mais especifico.

RESUMO:

Palavras-Chave: 

Análise de desenho; educação infantil; referências na metodologia em pesquisa de desenhos infantis.

Baixar texto completo

PDF_ico.png