GAMIFICAÇÃO: ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA CONTRA O ABANDONO E/OU EVASÃO
ESCOLAR E POR UMA EDUCAÇÃO FINANCEIRA VIA GAMES

Eliane Alves de Souza

Este artigo tem como objetivo geral analisar sobre os rendimentos escolares
obtidos em escolas que adotaram a gamificação como estratégia metodológica
de promoção à motivação e engajamento do corpo discente nas atividades
escolares e na assimilação do conteúdo curricular escolar. Por intermédio de
pesquisas de experiências concretas do uso da gamificação em sala de aula,
concluiu-se que esta é uma ferramenta pedagógica importante para o
engajamento de discentes do ensino fundamental ao universitário, as práticas
tradicionais de ensino, o monólogo do professor em sala de aula, já não atraem
a atenção de uma geração imersa em tecnologias. Como objetivo específico,
este trabalho procurou levantar experiências vividas por escolas que adotaram
a gamificação como ferramenta pedagógica na ministração da disciplina
Educação Financeira; nos casos estudados concluiu-se que a disciplina foi
melhor assimilada por meio de jogos, o que despertou maior interesse nos
alunos.

RESUMO:

Palavras-Chave: 

Baixar texto completo

PDF_ico.png