AÇÃO INTEGRADA: CIÊNCIAS HUMANAS – GEOGRAFIA E HISTÓRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES LOCAIS E ALFABETIZADORES NO ESTADO DO TOCANTINS

Alessandra Escobar

Aldizia Carneiro de Araujo

RESUMO:

O presente artigo contempla reflexões sobre o processo formativo do Professor Formador Local e suas contribuições na participação e multiplicação como mediadores no Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa ( PNAIC). Tendo por objetivo analisar a contribuição das formações realizadas no Estado do Tocantins na gestão 2017/2018, nas modalidades a distância, em serviço e presencial, na área de conhecimento: o caderno de formação de número (09) - Ciências Humanas no Ciclo de Alfabetização. Os procedimentos metodológicos de todas as etapas da formação possibilitaram conhecer as concepções, percepções e participação integrada dos Formadores Locais. A formação dos formadores locais foi conduzida por duas Formadoras Regionais que orientaram 36 (trinta e seis) participantes representantes municipais do Estado do Tocantins. Entende-se que os conhecimentos adquiridos no decorrer do estudo do caderno 09, oportunizado pelas Formadoras Regionais, devem ser incorporados aos saberes dos professores da Educação Básica para que possibilitem às crianças aprendizagens significativas e competências e habilidades na construção de novos conhecimentos, de forma a contribuir com a construção da cidadania, as relações sociais e de poder, a produção de conhecimentos e saberes e favorecer no processo de alfabetização e letramento no Estado do Tocantins.

Palavras-Chave: 

Formação a Distância e Presencial; Caderno de formação; Formadores Locais; Ciências humanas; Professores Alfabetizadores.

Baixar texto completo

PDF_ico.png