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REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A DANÇA COMO MEIO DE INCLUSÃO PARA SUJEITOS SURDOS

Maria Eliana Pereira de Araújo

Resumo

Esse artigo inicia-se com a análise sobre o papel da arte e da dança no desenvolvimento emocional, motor e identitário da sociedade. Depois, há as observações quanto a importância do ensino da arte surda e como ela é valorizada e incentivada em áreas como literatura, poesia e dança, contribuindo para o desenvolvimento do sujeito surdo, de sua comunidade e cultura. O objetivo geral do presente artigo, propõe-se a determinar quais as metodologias que podem ser aplicadas ao aluno com deficiência auditiva, para que ele possa aprender a dança, potencializando sua criatividade e expressividade, dentro de seu universo, inclusive com a utilização da linguagem de sinais (LIBRAS). Ao final passa a refletir sobre a expressão do corpo em diferentes contextos, incluindo indivíduos surdos e ouvintes levando-se em conta que o corpo transita entre a língua de sinais e a dança de maneira similar. Identificando conteúdos comuns em ambas as formas de expressão, é possível integrar e interagir surdos e ouvintes em dinâmicas conjuntas. Utilizou-se a pesquisa qualitativa que é o tipo metodológico mais adequado para abranger esses objetivos, visto que emprega diferentes concepções filosóficas, estratégias de investigação, bem como métodos de coleta, análise e interpretação de dados

Palavras-Chave: 

Dança; Ensino; Deficiência auditiva; LIBRAS.

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