O CAMINHO DE REALIZAÇÃO DE UM PROCESSO DE SELEÇÃO E GESTÃO DE TALENTOS REFLETIDO POR COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: UM ESTUDO DE CASO NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE PARAGOMINAS – FACESP-PA

Hildeci de Souza Dantas

Este artigo é parte integrante da Dissertação de Mestrado em Direção Estratégica do pesquisador, pela Universidad Internacional Iberoamericana – UNINI PORTO RICO. No entanto, estudar o campo da gestão de talentos, em especial, o recrutamento e a seleção de pessoal pelo vértice da gestão por competências e por habilidades é de fato uma questão desafiadora para aqueles que usam o termo competências de gestão. Embora, a competência e nem a habilidade estejam no rol profissional dos recursos humanos da instituição podemos avaliar e rever que o caminho de um processo de realização de seleção e gestão de talentos nos parecem caminhar por outras dimensões; ou seja, selecionar e recrutar por habilidades e por competências não são traços básicos, únicos e evidentes em síntese. Por isso, o cenário da gestão de talentos, especificamente, o recrutamento e seleção de pessoal deságuam em uma análise na qual as práticas de gestão por competências e por habilidades são visto por muitos profissionais da área como apenas um custo e vem à tona a crítica pela ótica de que qualquer pessoa pode recrutar, selecionar e manter os recursos humanos na instituição. Por isso, existem pontos de convergência e divergência em relação à prática de recrutar, selecionar, reter e manter os recursos humanos na instituição de Ensino Superior.

RESUMO:

Palavras-Chave: 

Gestão de Talentos e Dissertação; Direção Estratégica e Recrutamento e Seleção de Pessoal; Competências e Habilidades dos Recursos Humanos; Instituição de Ensino Superior.

Baixar texto completo

PDF_ico.png